MASSOTERAPIA:

A massoterapia é uma prática que envolve diversas técnicas terapêuticas com objetivo de melhorar a saúde, proporcionar bem estar e prevenir alguns desequilíbrios corporais. A massoterapia em geral, possibilita o alívio do estresse, de dores e tensões musculares, relaxamento físico e mental, eliminação de resíduos metabólicos do corpo, estímulo do sistema circulatório, metabólico e do sistema linfático, fortalecimento do sistema imunológico, harmonização das formas corporais além de uma sensação geral de bem-estar.

No Instituto Alba Quercus são oferecidos alguns tipos de massagem, dentre elas a Massagem Ayurvédica, Massagem com Pedras Quentes, Massagem com Pindas Chinesas, Drenagem Linfática e Massagem Facial com aplicação de máscaras de argila.

Massagem Ayurvédica:

A massagem é um dos elementos terapêuticos da medicina Ayurveda, ciência médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos.  Ayurveda significa, em  sânscrito, Ciência (veda) da Vida (ayur).

A massagem ayurvédica age principalmente nos sistemas linfático e circulatório. Assim, promove a remoção de toxinas do corpo e uma melhor oxigenação dos tecidos. Além disso, estimula as funções gastrointestinais, alivia tensões e dores musculares, reduz stress, edemas e inchaços.

Nesta prática terapêutica são utilizados óleos vegetais aquecidos e medicados. Tem-se como base principalmente o óleo de gergelim ou o óleo de coco, associados à óleos essenciais e plantas específicas para cada indivíduo. Estes óleos são facilmente absorvidos pelo corpo e favorecem a nutrição, a hidratação e o rejuvenescimento da pele.

Massagem com Pedras Quentes:

  

A massagem com pedras quentes é uma massagem terapêutica em que rochas naturais são aquecidas e deslizadas pelo corpo. É uma técnica que promove um intenso relaxamento justamente pelo calor das pedras, que deslizam, com ajuda de óleos medicados, por toda a musculatura do corpo, causando uma excelente sensação de bem estar.  Esta técnica estimula amplamente o sistema circulatório e favorece a eliminação de toxinas do corpo.  Está associada principalmente ao relaxamento profundo e ao alívio de dores e tensões musculares.

Massagem com Pindas Chinesas:

A Massagem Pindas Chinesas é uma técnica oriental milenar de massagem que tem a sua origem diretamente tem ligada à Medicina Chinesa e à Medicina Ayurveda.

Pindas são saquinhos de linho que contém ervas aromáticas medicinais, sal marinho e especiarias, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico desejado. A massagem com Pindas é realizada no corpo todo e o tipo de erva e óleo essencial escolhido para cada pinda dependerá das particularidades de cada pessoa. Estimula  principalmente o sistema circulatório e linfático, contribuindo na eliminação de toxinas do corpo, fortalecimento do sistema imunológico, alívio de dores e fadiga muscular, além de ser extremamente purificadora e energizante.

Drenagem Linfática:

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular.

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

 

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)